Quanto ao componente Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar, de forma geral, que
as práticas de linguagem contemporâneas envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, mas não ainda novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir.
privilegiam-se o texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significativo da linguagem.
ainda são poucas as novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos e a disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web.
em um novo modelo, trata-se de deixar de privilegiar o escrito/impresso e de deixar de considerar gêneros e práticas consagrados pela escola, tais como notícia, reportagem, entrevista, artigo de opinião, charge, tirinha, crônica, conto, entre outros, para contemplar os novos letramentos, essencialmente digitais