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Os temas língua, variação linguística e preconceito linguístico são assuntos hoje discutidos não somente no âmbito das pesquisas linguísticas, mas alcançou também o cenário escolar.

Nesse sentido, considera-se não somente a fala do produtor, mas também o próprio falante e as condições em que a fala é produzida, diferente de correntes linguistas que veem a língua alheia a fatores sociais. Isso acarretou e ainda acarreta problemas relacionados ao ensino de língua, pois, esquivando-se das possíveis influências extralinguísticas, assumem uma concepção de linguagem que sugere descrição apenas de regras internas da língua e dos componentes da gramática, descrição que, dos seus pontos de vista, será suficiente ao ensino de língua.

Como não se consideram variações ou influências típicas da fala sobre os elementos da língua, o valor social das diferentes formas e o estudo das mudanças na língua ficam excluídos, consequentemente ficam excluídos do ambiente escolar, e, assim, ficam excluídos também o conhecimento linguístico de nossas crianças, o conhecimento sociocultural e é descartado e desperdiçado todo o conhecimento prévio dessas crianças, instalando-se aí o preconceito linguístico.

 

(BORTONI-RICARDO, 2004).

Leia a tirinha a seguir e responda à questão.

Fonte: https://www.professoresdeplantao.com.br/blog

A gíria é uma variante linguística que utiliza uma linguagem empregada em determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. Com base no exposto, assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma.



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