Enunciados de questões e informações de concursos

Quando se trata de ensino, é necessário, primeiramente, verificar o que os documentos oficiais preconizam a respeito, especificamente, do ensino de língua portuguesa. A lei que configurou as maiores mudanças no sistema educacional brasileiro foi a Lei nº 9.394/1996. A partir de então, foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais, a fim de orientar as instituições de ensino a operacionalizar as mudanças propostas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em consonância, a partir da década de 1980, estudos linguísticos viabilizaram importantes discussões sobre o ensino da língua materna e reflexões acerca do trabalho realizado em sala de aula, no que tange ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa. No entanto, apesar das muitas discussões, parece que, ainda, a questão central para os professores continua sendo “ensinar ou não a gramática” e “como fazê-lo”, persistindo-se, em alguns aspectos, uma prática pedagógica do estudo da palavra isolada e sem sentido para o aluno. A partir dessas reflexões e com base em seus conhecimentos, responda às questões.

Quanto à análise linguística, o trabalho didático se organiza tendo como ponto de partida a observação de regularidades no funcionamento da linguagem. Isso é o contrário de partir da definição para chegar à análise (como tradicionalmente se costuma fazer). Pensando nas definições das classes de palavras, a maioria das gramáticas mais tradicionais define “verbo” pela sua natureza, como palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. Ou seja, as gramáticas utilizam um critério semântico para defini-lo. Assinale a alternativa em que o verbo efetivamente indica ação.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.