Sobre as leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e sua implementação no currículo escolar, no ensino da educação física, é correto o que se afirma em:
Como forma de atender ao dispositivo legal proposto compete ao professor sistematizar os conteúdos da cultura corporal de forma a propiciar a experimentação, reflexão crítica, análise, compreensão sobre a configuração da corporalidade brasileira, negra, indígena e dos povos africanos, viabilizando manifestações que afirmem mais fortemente a cultura afro-brasileira, e indígena, a exemplo da capoeira, maculelê e samba-de-roda.
Para promover a educação que valorize e reconheça a importância da cultura negra e afro-brasileira nos processos de construção da sociedade é preciso a efetivação de ações na escola, tais como tematizar os conteúdos em datas comemorativas e alusivas ao dia do índio, da abolição dos escravos, do combate ao racismo, dentre outros.
Trabalhar de forma interdisciplinar as temáticas relativas a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros países, dos povos indígenas e negros elimina a necessidade do trabalho individual em cada componente curricular e maximiza o tempo pedagógico para o trato de outros conteúdos específicos nas disciplinas.