Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de Santo Augusto
Questão 1 de 1
Assunto: Advérbio

Uma das raivas mais nocivas – a que não se expressa

 

Em Psicologia, a raiva é estudada como um dos sentimentos primários, ou seja, que está presente em todo e qualquer ser humano desde os seus primeiros anos de vida. É um sentimento que através do autoconhecimento pode ser bastante diluído, porém, jamais sanado na totalidade. Aliás, fuja das pessoas que afirmam dominarem suas emoções ao ponto de nunca sentirem raiva. Quem afirma isso está carimbando com categoria uma imensa falta de autoconhecimento.


Você sabia que uma das raivas mais nocivas é aquela que não se expressa? Muitas vezes passamos por situações nas quais somos injustiçados, ou que tentam invadir nossa individualidade, ou que de forma cruel tentam nos humilhar, ou praticar bullying, etc. Nesse tipo de situação, é extremamente comum a pessoa que foi prejudicada ficar com tanto medo, com tanta insegurança, que trava completamente e não expressa a raiva que está sentindo internamente. Muitos terapeutas utilizam a metáfora da panela de pressão, ou seja, a pressão sobe, sobe e sobe, podendo chegar a um ponto tal que estoura e joga o que está em seu interior para todos os lados de uma forma desmedida.


Pessoas que são muito tímidas, retraídas, inseguras e que têm dificuldade de expressar suas emoções são as que mais sofrem em relação a tudo isso. Elas são as mais suscetíveis a desenvolverem quadros de depressão, de ansiedade generalizada, de pânico, ou a motivarem o surgimento de doenças psicossomáticas diversas (principalmente as doenças de pele). Todos nós sabemos que a pele é o maior órgão do nosso corpo e que ele representa o nível mais externo de proteção. É através da pele que interagimos com o mundo, com as pessoas, com a natureza, com os alimentos e por aí vai. A raiva mal trabalhada é manifestada muitas vezes na forma de doenças de pele, incluindo as chamadas autoimunes (que são produzidas de dentro pra fora, sem uma causa exterior clara, como, por exemplo, um vírus ou bactéria). É interessante esse raciocínio! Pela psicossomatização, quando alguém nos fere de alguma maneira, seja por palavras agressivas, seja por descaso, por ameaças, etc., o corpo às vezes entende isso quase como se fosse um corte na pele, ou uma queimadura na pele.


Quando a raiva não é expressa e fica guardada na pessoa podem surgir doenças como psoríase, urticária, lúpus, vitiligo, acnes em excesso, furúnculos e por aí vai. Essas e outras manifestações são como se a pele estivesse lhe dizendo: “estou com medo de ser ainda mais ferida, ainda mais machucada”. Estou procurando colocar da forma mais didática possível para que você compreenda facilmente a profundidade de tudo isso! Ao contrário do que muitos pensam, as doenças não são más, não são um castigo, não são provações para que paguemos nossos pecados. Essas concepções são todas invenções e crenças antigas que foram passadas de geração em geração até os dias de hoje. Entenda que as doenças são sinalizadores. Elas aparecem para nos dizer assim: “olhe esse ponto da sua vida que precisa de melhorias, que precisa de curas”.


Talvez você me pergunte: “mas como conseguir essa cura?”. Existem vários caminhos e posso lhe garantir que o desenvolvimento da autoconfiança, que, por sua vez, se dá pelo autoconhecimento, é chave de ouro para que a raiva não fique presa dentro de você. A autoconfiança é você sentir que quando está sendo injustiçado, maltratado, humilhado, desprezado, etc., você diz “parou!” e não permite que nada disso tire sua paz, tire você do seu eixo, do seu equilíbrio.


Concluo esse texto com o seguinte conselho: trabalhe o seu autoconhecimento! Leia, estude, assista a bons vídeos, filmes, séries, converse com pessoas que têm mais experiência de vida, faça algum tipo de terapia… Tudo que estiver ao seu alcance para que você seja a cada dia mais equilibrado é o caminho para a felicidade, realização e plenitude. Expresse os seus sentimentos da forma mais sincera possível, inclusive a raiva, e, dessa forma, você estará fazendo mais do que um favor a si mesmo. Estará contribuindo para com o equilíbrio de todos ao seu redor.

 

(Disponível em https://www.contioutra.com/uma-das-raivas-mais-nocivas-a-que-nao-se-expressa/ – texto adaptado especialmente para esta prova.)

 

A expressão “às vezes” é morfologicamente classificada como sendo uma locução:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.