Enunciados de questões e informações de concursos
Texto I
Drogas X Dirigir
Na campanha contra o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, todos devem participar, a sociedade em geral como também comerciantes e fabricantes.
As estatísticas revelam que a maioria dos acidentes acontecem porque o condutor está alcoolizado, com taxa de álcool acima do limite permitido por lei, mas o mais grave é que muitos menores alcoolizados estão provocando esses acidentes.
A lei é clara: a venda de bebidas alcoólicas para menores pode resultar em prisão para quem comercializar o produto. Quanto ao menor dirigir sem Habilitação, a penalidade recai sobre os pais.
A situação também é grave no que se refere ao uso de outras drogas, por exemplo:
Maconha – reduz a capacidade de dirigir por até oito horas após o seu consumo.
Cocaína – aumenta a sensibilidade à estimulação externa, distorcendo o conceito da realidade, e leva o organismo à exaustão.
Anfetaminas (conhecidas pelos motoristas como rebite) – apesar dos graves riscos causados ao organismo, alguns motoristas de caminhão se utilizam desse tipo de droga para inibir o sono e manter seu estado de alerta para dirigir por longos percursos.
As vítimas da cocaína e da maconha no trânsito são em geral pessoas de 20 a 39 anos, e o pior é que os adolescentes de 13 a 17 anos constituem o segundo grupo de maior consumo dessas drogas, sem citar as anfetaminas e o crack. As reações provocadas no organismo pelo álcool e outras drogas são, de fato, uma ameaça ao motorista.
(Adaptado de: HTTP://www.detran.sp.gov.br/)
Em: “... alguns motoristas de caminhão se utilizam desse tipo de droga para inibir o sono e manter seu estado de alerta para dirigir por longos percursos”. Os termos sublinhados são respectivamente: