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Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.
Ensino da Língua Portuguesa
Por Maíra Althoff De Bettio
Desde o início da década de 1980, o ensino da língua portuguesa vem sendo muito discutido acerca da necessidade de melhorar a educação do país. Uma das maiores dificuldades das escolas é ensinar seus alunos a ler e a escrever, tal barreira reflete um índice de pessoas alfabetizadas não muito favorável. Este obstáculo é encontrado no fim da primeira série do ensino fundamental (alfabetização) e na quinta série do mesmo ciclo (ineficiência da linguagem).
Através dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o professor encontra uma espécie de síntese mostrando um possível avanço hoje, comparado a anos anteriores. Nos anos 1960, por exemplo, buscava-se no aluno o fracasso escolar; havendo lógica, visto que em parte dos discentes o ensino parecia funcionar. Nos anos 1980, começava a circular entre os educadores livros e artigos que davam conta de uma mudança no processo de alfabetização: “Como se ensina” e “Como se aprende”. Esse seguimento ajudou os professores a compreenderem aspectos importantes de aprendizagem da leitura e da escrita.
Deduziu-se que as crianças de famílias favorecidas financeiramente desenvolviam um melhor aprendizado em virtude de viverem em círculos sociais mais cultos e estarem mais perto de escritores e leitores “assíduos” e, muitas vezes, praticantes. Essas investigações também favoreceram o entendimento de que o processo de alfabetização não é um processo baseado em memorização, mas sim um seguimento no qual o aluno, para aprender a ler e escrever, precisa construir um conhecimento de natureza conceitual, ou seja, ele precisa entender não só o que a escrita representa, mas de que forma representa graficamente.
O professor de Língua Portuguesa que tem como base as indicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais utiliza-se de boas dicas e exemplos a serem usados em sala de aula. Os PCNs têm como objetivo auxiliar o educador no cumprimento de seu trabalho juntamente aos educandos, visando assim a um bom aproveitamento (I) de ambos: mestre e aluno.
O acesso aos recursos culturais vai depender do espírito empreendedor de cada professor, este pode ser criativo, utilizando o que a escola tem a oferecer a seus alunos e, a partir disso, trabalhar em sala de aula. A Língua Portuguesa requer muitas atividades, nas quais os gêneros textuais estejam inseridos, ou seja, o uso de propagandas, revistas, jornais, folhetins, bilhetes, receitas, enfim. Estes materiais não são de difícil acesso, independentemente da situação em que a instituição encontra-se. E o fundamental e essencial a ser repassado aos estudantes não é tarefa difícil, um professor que esteja em constante evolução saberá como trabalhar assuntos interessantes de acordo a idade e série a ser ensinada.
Porém é fato que uma escola, onde o acervo de materiais fornecidos a alunos e professores (II) seja de grande proporção, ajudará e colaborará numa melhor aprendizagem e formação dos estudantes. Uma biblioteca que tenha um grande acervo de livros, recurso audiovisual, laboratórios de informática, entre outros, fará com que os educadores estejam frente a frente (III) com uma infinidade de opções e formas de ensinar, mas sempre com a prioridade de educar os alunos para a vida, lidando com as realidades do dia a dia, usufruindo das mais variadas culturas que cada sala de aula possui (alunos).
Sendo assim, os Parâmetros Curriculares Nacionais servem, também, como instrumento de discussão entre professores e orientadores na elaboração das aulas, criação de projetos, feiras estudantis e, finalizando, como atualização e crescimento profissional a todos educadores que usarem dos PCNs para fins dentro de cada instituição.
(Fonte: https://www.infoescola.com/pedagogia/ensino-da-lingua-portuguesa/ – texto adaptado)
Sobre o uso da crase no texto, avalie as assertivas que seguem:
I. A substituição de ‘um bom aproveitamento’ por ‘uma boa serventia’ acarretaria o uso da crase, objetivando a correção gramatical.
II. Mesmo que ocorresse a substituição do termo ‘alunos e professores’ por ‘alunas e professores’, o uso da crase não ocorreria, visto que uma das condições necessárias não estaria presente.
III. Identifica-se um erro na expressão ‘frente a frente’, a qual deveria ser grafada com crase.
Quais estão corretas?