Enunciados de questões e informações de concursos
A questão refere-se ao texto a seguir:
A obra-prima de Gaudí (Jeremy Berlin)
"Meu cliente não tem pressa", costumava dizer Antoni Gaudí. Religioso, o arquiteto referia-se a Deus, explicando porque a Igreja da Sagrada Família estava demorando tanto para ficar pronta. Quase um século depois, a obra ainda não foi terminada - um sonho de torres e fachadas rebuscadas que se ergue 170 metros acima do centro de Barcelona e atrai os olhares (e os euros) de cerca de 2 milhões de visitantes por ano. Em novembro de 2010, o papa Bento XVI conferiu à igreja o estatuto de basílica. E é provável que o edifício seja afinal concluído em 2026. Se história gera mais história, também chegou a hora de reavaliar esse empreendimento épico de Gaudí - assim como as concepções premonitórias que lhe serviram de base.
Os surrealistas contavam com Gaudí entre seus membros, ao passo que George Orwell achava a igreja "um dos edifícios mais medonhos do mundo". Tão excêntrica quanto o próprio Gaudí, a concepção da Sagrada Família foi inspirada na fé e no amor pela natureza do arquiteto. Ele percebeu que o mundo natural está repleto de formas curvas, não de linhas retas. Assim, concebeu seus edifícios de uma premissa simples: se a natureza é obra de Deus, e se as formas derivam da natureza, então a melhor maneira de venerar a Deus é projetar edifícios que sejam um reflexo da obra divina. Como diz o estudioso catalão Joan Bassegoda Nonell, "a famosa frase de Gaudí - 'A originalidade é o retorno à origem' - significa que o início de tudo é a natureza tal como foi criada por Deus".
Nascido em 1852, perto do vilarejo de Reus, desde pequeno Gaudí era fascinado pela geometria e pelas maravilhas naturais do interior da Catalunha. Depois de formado em arquitetura, ele desenvolveu um estilo próprio, uma síntese de neogótico, art nouveau e elementos orientais. Para Gaudí, a forma e a função eram indistinguíveis. Somente era possível chegar à beleza estética por meio da eficiência estrutural que prevalece no mundo da natureza. "Não há arte que não se origine na natureza", concluía ele.
Em 1883, Gaudí herdou o projeto da Sagrada Família de outro arquiteto, que já havia concluído os alicerces de uma estrutura neogótica tradicional. Gaudí concebeu então um edifício que seria uma espécie de história visual de Cristo elevando-se ao céu, mas sabia que sua vida não seria suficiente para levar a cabo o imenso projeto. Por mais de 12 anos antes de sua morte, em 1926 - no último ano ele passou a morar no canteiro de obras - Gaudí delineou seus planos sob a forma de modelos geométricos tridimensionais, em vez de plantas convencionais. Embora muitos tenham sido destruídos por vândalos durante a Guerra Civil Espanhola, esses modelos revelaram-se indispensáveis aos sucessores do artista. "Eles contêm o DNA estrutural do edifício", explica o arquiteto Mark Burry, que vem trabalhando na Sagrada Família há 31 anos, recorrendo a desenhos e tecnologia digital para facilitar a tradução dos conceitos de Gaudí para os atuais encarregados da construção. "É possível extrair a concepção arquitetônica global até mesmo de fragmentos. As maquetes revelam o modo como Gaudí lidava com os desafios arquitetônicos: recorrendo a uma ideia complexa e holística e expondo-a de tal modo que outros possam entendê-la e levá-la adiante após a sua morte."
Segundo Adrian Bejan, as fachadas da Sagrada Família estão baseadas na "seção áurea", a proporção geométrica "por trás de toda arte esteticamente agradável". Esse renomado professor de engenharia mecânica considera Gaudí um predecessor e alguém "que caminhava na corda bamba que separa a arte da ciência. Ele entendeu que a natureza está apoiada nas leis da matemática. O mais resistente é intrinsecamente mais leve, mais eficiente, e, portanto, mais belo".
No âmago de Gaudí há uma verdade atemporal. Como diz Bassegoda Nonell: "A lição que Gaudí deixa não é a de que devemos copiar as suas soluções, mas buscar a inspiração na natureza, que nunca sai de moda".
Fonte: Revista National Geographic. Edição 129. Dezembro/2010. Disponível em:
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-129/sagrada-familia-obra-prima-gaudi-610601.shtml
Assinale a alternativa que apresenta um período simples: