Enunciados de questões e informações de concursos
O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.
Considerando-se a proposta do Referencial Curricular Nacional para a construção lógico-matemática das crianças da educação infantil, analise as assertivas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
( ) O concreto e o abstrato caracterizam-se como duas realidades dissociadas, já que o abstrato é identificado com as representações formais, com as definições e sistematizações. Essa concepção, porém, dissocia a ação física da ação intelectual, dissociação que não existe do ponto de vista do sujeito.
( ) A conservação do número nas crianças pequenas é um pré-requisito para trabalhar com os números e, portanto, o trabalho com conteúdos didáticos específicos deve estar atrelado à construção das noções e estruturas intelectuais mais gerais.
( ) Apesar de a natureza do jogo propiciar também um trabalho com noções matemáticas, o seu uso como instrumento não significa, necessariamente, a realização de um trabalho matemático. A livre manipulação de peças e regras por si só não garante a aprendizagem.
( ) O jogo pode tornar-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto, visando a uma finalidade de aprendizagem Matemática, em um ambiente em que predomine a disciplina e o silêncio.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: