Enunciados de questões e informações de concursos

O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

 

Considerando-se a proposta do Referencial Curricular Nacional para a construção lógico-matemática das crianças da educação infantil, analise as assertivas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.

 

(  ) O concreto e o abstrato caracterizam-se como duas realidades dissociadas, já que o abstrato é identificado com as representações formais, com as definições e sistematizações. Essa concepção, porém, dissocia a ação física da ação intelectual, dissociação que não existe do ponto de vista do sujeito.

 

(  ) A conservação do número nas crianças pequenas é um pré-requisito para trabalhar com os números e, portanto, o trabalho com conteúdos didáticos específicos deve estar atrelado à construção das noções e estruturas intelectuais mais gerais.

 

(  ) Apesar de a natureza do jogo propiciar também um trabalho com noções matemáticas, o seu uso como instrumento não significa, necessariamente, a realização de um trabalho matemático. A livre manipulação de peças e regras por si só não garante a aprendizagem.

 

(  ) O jogo pode tornar-se uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto, visando a uma finalidade de aprendizagem Matemática, em um ambiente em que predomine a disciplina e o silêncio.

 

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


Outras questões do mesmo concurso: Pref Contagem / PEI (Pref Contagem) / 2015 / PEI


Questões comentadas
Questões sem comentário
Etapa Única - Prova Objetiva

Etapa Única - Prova Objetiva - Conhecimentos Específicos

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.