Enunciados de questões e informações de concursos
O projeto político-pedagógico, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.
(VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.)
Nas instituições de Educação Infantil, o projeto político-pedagógico ou proposta pedagógica deve ter como objetivo garantir às crianças:
I- O avanço na educação infantil com soluções educativas da tradição assistencialista para a superação das desigualdades.
II- O desenvolvimento integral de suas identidades, para que sejam capazes de crescer como cidadãos, cujos direitos à infância são reconhecidos.
III- O acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens.
IV- O direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
Está CORRETO apenas o que se afirma em: