Enunciados de questões e informações de concursos

Analise as seguintes posições a respeito da resolução de problemas nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental.

 

I. O ponto de partida da atividade matemática é a situação-problema e não uma definição, como se costuma fazer. Ou seja: noções, conceitos e procedimentos devem ser abordados mediante a exploração de problemas.

 

II. O professor deve em seu planejamento reservar alguns momentos do ano letivo para a proposição de situações-problema, tendo em vista que a resolução de problemas é um processo constituído de etapas com recursos e estratégias próprias, as quais devem ser exploradas e ensinadas.

 

III. Inicialmente, o aluno deverá utilizar o raciocínio lógico para aprender e formalizar os conceitos e, progressivamente, captar as ideias básicas por meio de exercícios sequenciados em ordem de dificuldade. Depois, ele deverá aplicá-las em situações-problema que são identificadas como a parte final do processo de aprendizagem, pois são meios para aplicar os conceitos já construídos.

 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotam a(s) perspectiva(s) descrita(s) em



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