Enunciados de questões e informações de concursos
Os atuais currículos prescritos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, promoveram mudanças significativas nos Currículos de Matemática para o Ensino Fundamental: na definição de objetivos, na maneira de conceber a aprendizagem, na interpretação e na abordagem dos conteúdos matemáticos. Essas mudanças implicam repensar sobre as finalidades da avaliação, sobre o que e como se avalia.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I. a principal função da avaliação no Ensino Fundamental é a de fornecer aos estudantes informações sobre seu desenvolvimento das capacidades e competências que são exigidas socialmente, bem como manter informados os respectivos pais ou responsáveis;
II. a avaliação deve necessariamente informar ao professor sobre como está ocorrendo a aprendizagem: a respeito dos conhecimentos adquiridos, dos raciocínios desenvolvidos e do domínio de estratégias, de modo que ele proponha novas situações que favoreçam a reelaboração de conceitos e procedimentos ainda não consolidados pelos alunos;
III. mediante as inovações curriculares que têm sido implementadas nas salas de aula de Matemática do Ensino Fundamental, não tem mais sentido o professor propor aos alunos provas individuais e escritas.
Esses currículos estão de acordo com o expresso apenas em