Enunciados de questões e informações de concursos
Analise as afirmações a respeito da seleção e organização dos conteúdos de Matemática no Ensino Fundamental.
I. As listas de conteúdos para o Ensino Fundamental podem variar muito pouco, pois o principal pressuposto que deve nortear toda seleção e organização de assuntos a serem ensinados é a ideia de pré-requisito.
II. As possibilidades de sequenciar os conteúdos devem decorrer fundamentalmente das conexões que se estabelecem e dos conhecimentos já construídos pelos alunos. No Ensino Fundamental, embora existam conhecimentos que precedam outros, a hierarquização entre eles não é tão rígida como tradicionalmente é apresentada em livros didáticos.
III. Para organizar os conteúdos, os professores devem ter em mente a necessidade da contextualização. Embora as situações do cotidiano sejam fundamentais para conferir significados a muitos conteúdos a serem estudados, é importante considerar que esses significados devem ser também explorados em outros contextos, como as questões internas da própria Matemática.
Os recentes currículos prescritos, sobretudo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para o Ensino Fundamental, estão de acordo com o expresso apenas em