Enunciados de questões e informações de concursos
Em A Condição Humana, a filósofa alemã Hannah Arendt afirma que “os homens são impelidos a agir”. O verbo agir, no idioma grego, significa, justamente, “começar”, “imprimir movimento a alguma coisa”. Essa noção do verbo agir estende-se, consequentemente, para a ideia de que existir como ser humano é o primeiro passo para se iniciar algo. “A ação e o discurso são os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como meros objetos físicos, mas como pessoas. Essa manifestação, em contraposição à mera existência corpórea, depende da iniciativa”, assegura a filósofa. Por não sermos só um corpo que precisa de água e comida, mas seres movidos pelo desejo de dar sentido à vida, estamos em constante transformação, o que implica rever conceitos e posturas à medida que o tempo passa.
Muito embora cada um de nós seja movido pelo próprio existir, dependemos também de relações com pessoas que, ao longo da vida, tornam-se coautoras dos nossos feitos. Até mesmo nas ações mais íntimas, que implicam rever valores pessoais, estabelecer novas relações e fechar ciclos, existe uma parceria autoral. Em maior escala, as iniciativas conjuntas são capazes de estabelecer novas condições de existência da humanidade como um todo.
Débora Didonê. A hora e a vez. In: Vida Simples, 10/2010, p. 23-7 (com adaptações).
Com relação às estruturas linguísticas e à organização das ideias do texto acima, julgue o item seguinte.
Mantêm-se a correção gramatical e as relações argumentativas do texto ao se deslocar o vocábulo “só” para antes da forma verbal “sermos” ou para antes da forma verbal “precisa”.