Enunciados de questões e informações de concursos
As células- tronco, também conhecidas como células- mãe, são a esperança para o tratamento de várias doenças, tais como: diabetes, neuropatias, defeitos congênitos etc. A esse respeito, analise as assertivas abaixo:
I. As células- tronco são células indiferenciadas, capazes de se transformar nos mais diversos tecidos orgânicos. Podem ser encontradas em embriões, no cordão umbilical e em diversas partes do organismo adulto, como medula óssea e sangue:
II. No Brasil, a pesquisa com as células- tronco é regulada pela Lei de Biossegurança (2005), a qual permite aos cientistas o uso de embriões inviáveis para gestação ou que estejam congelados há mais de três anos:
III. As células- tronco se dividem em embrionárias (capazes de se especializar em qualquer tecido do organismo) e adultas ( com capacidade limitada de diferenciação, em geral restrita ao tecido do qual derivam):
IV. A pesquisa com células- tronco envolve questões polêmicas, como a clonagem, e a manipulação de embriões humanos. Por isso, encontra forte oposição de certos setores da sociedade brasileira, por exemplo, da Igreja Católica.
Assinale a alternativa CORRETA.