Enunciados de questões e informações de concursos

A partir dos anos 1990, em consonância com os princípios do "Consenso de Washington", os governos da América Latina promoveram uma série de mudanças neoliberais consubstanciadas na abertura econômica, nas privatizações, nas reformas na legislação trabalhista etc. Em contraposição a essa tendência, tem emergido uma nova articulação política, capitaneada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. Reivindicando-se à esquerda dos governos anteriores, essas novas lideranças têm buscado a implantação de um conjunto de medidas visando à construção do que denominam "socialismo do século XXI". Considerando o recente quadro político- econômico na atual América Latina, analise as assertivas abaixo.

 

I. Nessa nova articulação, destacam-se os governos de Evo Morales (Bolívia.), Rafael Correa (Equador), Michele Bachelet (Chile.), Alan Garcia (Peru) Álvaro Uribe (Colômbia.) e Nestor Kirchner (Argentina.). Um dos traços definidores dessa aliança política é o discurso antiamericano.

 

II. Na Venezuela, Hugo Chávez anunciou que, no seu terceiro mandato, estatizará a maior rede telefônica do país e a maior rede de energia elétrica. Na Bolívia, a recente lei que nacionalizou o setor de hidrocarbonetos determina que o Estado detenha a propriedade dos recursos hidrocarbonetos e assuma o controle  de sua comercialização, reservando às empresas estrangeiras o papel de operadoras.

 

III. A vitória presidencial de Alan Garcia nas últimas eleições do Peru representou uma derrota na estratégia de disseminar os princípios da propalada "revolução bolivariana". Cabe destacar que, no processo eleitoral, o nacionalista Ollanta Humala- aliado de Hugo Chávez - havia manifestado seu propósito de reavaliar os contratos assinados com as multinacionais que exploram os recursos naturais do país. 

 

Assinale a alternativa CORRETA.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.