Enunciados de questões e informações de concursos
Uma das características essenciais da dialética é o espírito crítico e autocrítico. Assim como examinam constantemente o mundo em que atuam, os dialéticos devem estar sempre dispostos _____ rever as interpretações em que se baseiam para atuar.
Quando a filha de Marx pediu ao pai para responder a um questionário organizado por ela e lhe perguntou qual era o lema que(a) ele preferia, Marxires- pendeu: "Duvidar de tudo".
Para homens engajados num combate permanente, como os marxistas, é difícil colocar em prática esse lema. Com frequência, se manifesta entre os marxistas uma tendência que os leva a substituir a análise concreta das situações concretas por um conjunto de fórmulas especulativas, por um esquema geral no qual as coisas são enquadradas forçadamente, precipitadamente. Essa tendência se manifestava já em Hegel, que era idealista, e continuou a se manifestar entre os marxistas.
Na medida em que se deixam influenciar pela tendência mencionada acima, os revolucionários passam a(b) querer transformar o mundo sem se preocuparem suficientemente com a transformação deles mesmos. Com isso, perdem muito da capacidade de autocrítica e não conseguem se renovar tanto quanto é necessário.
Diversos críticos, hostis _____ dialética, têm aproveitado essas deficiências para sustentar que(c) o pensamento dialético despreza o rigor da análise e se presta ______ "acrobacias" intelectuais. José Guilherme Merquior ainda foi mais longe e chamou a dialética de "dama de costumes fáceis". Os defensores da dialética não podem se limitar a explicar para(d) Merquior o verdadeiro alcance dos princípios de Hegel e de Marx; precisam saber aplicar esses princípios, de maneira consequente(e), __ uma realidade que - conforme reconhecemos - está sempre mudando.
Adaptado de: KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Ática, 1984.
Quanto à classificação das palavras, tal como empregadas no texto, é correto afirmar que a palavra