Enunciados de questões e informações de concursos
Utilize o caso clínico abaixo para responder à questão abaixo.
Paciente do sexo feminino, 56 anos de idade, fisicamente ativa (realiza caminhadas cinco vezes por semana), com IMC de 23,5 kg/m², sem histórico de tabagismo, hipertensão ou sedentarismo. Relata antecedente familiar de infarto agudo do miocárdio em seu pai aos 52 anos. Encontra-se em acompanhamento psicológico por transtorno de ansiedade generalizada, com episódios recorrentes de senso inadequado de controle e percepção de falta de tranquilidade, contentamento e bem-estar mental. Apresenta insônia e tensão persistente, reconhecendo o estresse crônico como fator de risco para eventos cardiovasculares. Apresenta, ainda, histórico de insuficiência venosa crônica, com queixas de varizes e episódio prévio sugestivo de trombose venosa profunda, atualmente em investigação e acompanhamento com angiologista.
Com base nos dados apresentados, um diagnóstico de Enfermagem, da classificação da NANDA-I (2024-2026), o CORRETO para a paciente é:
Fonte: HERDMAN, T. Heather; KAMITSURU, Shigemi; LOPES, Camila Takáo (Orgs.). Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2024- 2026 [recurso eletrônico]. 13. ed. Tradução de Camila Takáo Lopes. Revisão técnica de Alba Lucia Bottura Leite de Barros et al. Porto Alegre: Artmed, 2024.