Enunciados de questões e informações de concursos
Utilize o caso clínico abaixo para responder à questão abaixo.
Paciente do sexo feminino, 56 anos de idade, fisicamente ativa (realiza caminhadas cinco vezes por semana), com IMC de 23,5 kg/m², sem histórico de tabagismo, hipertensão ou sedentarismo. Relata antecedente familiar de infarto agudo do miocárdio em seu pai aos 52 anos. Encontra-se em acompanhamento psicológico por transtorno de ansiedade generalizada, com episódios recorrentes de senso inadequado de controle e percepção de falta de tranquilidade, contentamento e bem-estar mental. Apresenta insônia e tensão persistente, reconhecendo o estresse crônico como fator de risco para eventos cardiovasculares. Apresenta, ainda, histórico de insuficiência venosa crônica, com queixas de varizes e episódio prévio sugestivo de trombose venosa profunda, atualmente em investigação e acompanhamento com angiologista.
Durante consulta de enfermagem, na etapa de coleta de informações sobre fatores de risco prévios para estratificação de risco cardiovascular (RCV), considerando os componentes diretos do escore de Framingham, e de acordo com o Caderno de Atenção Básica n° 37, sobre Hipertensão Arterial Sistémica (Brasil, 2013), é CORRETO o que se afirma em:
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.