Enunciados de questões e informações de concursos
Gestante foi encaminhada da sala de parto ao centro cirúrgico para a realização de cesariana, fazendo uso de máscara cirúrgica. Ao chegar ao setor, a equipe foi comunicada sobre o diagnóstico de febre do Oropouche materna e anomalia congênita fetal. Diante da situação, uma acadêmica de Enfermagem questionou quais seriam os cuidados e condutas necessários. Foi esclarecido pela equipe que, para esse caso, era preciso realizar a notificação compulsória da doença, indicar o uso de máscara N95 e realizar a coleta de amostras da placenta e do cordão umbilical, com envio do material para análise laboratorial.
Considerando as informações fornecidas e as atualizações das orientações para a vigilância do Oropouche, conforme disposto na Nota Técnica nº 117/2024, analise as afirmativas a seguir:
Fonte: BRASIL. Nota Técnica nº 117/2024-CGARB/DEDT/SVSA/MS. Atualização das orientações para a vigilância do Oropouche. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Departamento de Doenças Transmissíveis, Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses, 2024.
I- A febre do Oropouche é uma doença de transmissão aérea clássica. Portanto, o uso de máscara N95 é indicado por esse motivo. A equipe acertou ao realizar essa orientação.
II- Devido à possibilidade de transmissão vertical, é correto coletar material, de placenta e anexos fetais, para análise laboratorial. A equipe acertou ao realizar essa orientação.
III- A febre do Oropouche não compõe a lista de doenças de notificação compulsória. A equipe errou ao realizar essa orientação.
É CORRETO o que se afirma apenas em: