Enunciados de questões e informações de concursos
Considere o seguinte texto para responder à questão abaixo.
Uma das funções sociais das artes na educação (em sentido amplo, e não apenas na escola) tem sido a de transmitir e perpetuar os dualismos e hierarquias [...]. Conhecer e valorizar os artistas (brancos e ocidentais) do cânone que foi tecido na narrativa dominante da história da arte tem sido sua função principal tanto nas referências que são exibidas em museus e centros de arte quanto naquelas que aparecem em livros educativos ou nas propostas que são realizadas em oficinas de arte. O aprendizado e a valorização das produções relacionadas às belas artes ocidentais tem sido — e continua a ser — a tendência dominante. Isto levou — e continua levando — à exclusão do que não faz parte dessa herança. O que supõe deixar de lado, ou reduzir ao anedótico e circunstancial, tudo o que está à margem dessa corrente poderosa e dominante.
Para além das chamadas belas artes ocidentais, outras formas de expressão artísticas existiram e foram negligenciadas ao longo da história da arte por serem consideradas práticas menores. Atualmente, essas formas expressivas são resignificadas na arte contemporânea e, como exemplo, Fabrícia apresentou para os seus alunos