Atualmente a subcontratação assume cada vez maior importância no contexto da construção de edifícios. Sobre ela, assinale a alternativa INCORRETA.
A subcontratação pode apresentar riscos para as empresas, tais como aumento de custos, desrespeito a prazos, perdas de qualidade do serviço, grande dependência aos subempreiteiros, dificuldades para a introdução de inovações tecnológicas.
Em muitas ocasiões, as “gatas” (pequenas empresas de mão-de-obra) ficam à margem da legislação trabalhista e conseguem reduzir custos através da não assinatura da carteira de trabalho, do não pagamento de férias, horas extras, 13º salário, FGTS, consolidando a utilização predatória da força de trabalho.
A subcontratação permite às construtoras ter maior flexibilidade da força de trabalho mas, por outro lado, pode fazer com que as construtoras percam o controle de partes do processo de produção, caso não tenham um gerenciamento eficaz.
A subcontratação intensiva de várias etapas da obra exige uma melhor gestão de contratos de produção, pois a uniformidade, o sequenciamento da produção e o compartilhamento de informações são elementos críticos para o bom andamento da obra.