Quem nunca se pegou pedindo um carregador de celular emprestado quando a bateria do telefone morre?a A tarefa, que não deveria ser tão difícil, acaba se tornando uma verdadeira loteriaa, uma vez queb cada fabricante conta com um padrão próprio de plugue e, muitas vezes, a mesma marca chega a oferecer mais de um modelo. No entanto, esse tipo de problema tende a acabar. A União Internacional de Telecomunicações, entidade encarregada de regular o setor ao redor do mundoc, anunciou a aprovação de um carregador universal para celulares. Com isso, o órgão, qued faz parte da Organização das Nações Unidas, dá o pontapé iniciale para a fabricação de um único dispositivo a ser usado pelas novas gerações de telefones móveis.
O carregador universal começa a ser comercializado a partir de 2010, e vai funcionar por meio de um conector do tipo micro USB. Apesar de as empresas não serem obrigadas a produzir o novo padrão, dez companhias do setor, que, juntas, representam 90% do mercado de telefonia móvel, assinaram, de forma voluntária, um memorando comprometendo-se a tornar compatíveis todos os seus modelos comercializados até 2012 com as entradas micro USB.
“O objetivo é facilitar a vida dos usuários e reduzir o impacto dos resíduos eletrônicos no meio ambiente, já que os consumidores não terão mais que receber outros carregadores quando comprarem novos celulares”, disse o comissário europeu da Indústria, o alemão Günter Verheugen. A consequência disso seria a redução de 13,6 milhões de toneladas de emissão de gases na atmosfera todos os anos.
Os celulares antigos, que não têm entrada para o novo padrão, também poderão ser carregados pelos dispositivos, já que adaptadores começaram a ser oferecidos pelos fabricantes. No entanto, vale lembrar que, apesar de alguns modelos que estão no mercado contarem com conexão micro USB, eles ainda não estão padronizados para receber cargas de energia por meio da conexão — que só funciona para transferência de dados.
Fernando Braga. União Internacional de Telecomunicações
aprova carregador universal para celulares. Internet : <www.correio braziliense.com. br> (com adaptações) .