Segundo o INMETRO, novas tomadas elétricas passam a ser obrigatórias a partir de 2010 e o Brasil concluirá em 2011 todas as etapas do processo de criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas, que passarão a estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A padronização tornou-se obrigatória por meio de uma portaria do instituto publicada em 2000, quando foram estabelecidos diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria adotem as novas regras a partir de janeiro de 2010, com todo o processo de conversão concluído, inclusive por parte do comércio, a partir de julho de 2011, quando os aparelhos elétricos e eletrônicos à venda terão que estar adaptados.
Segundo o chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do INMETRO, Gustavo Kuster, hoje o Brasil tem mais de doze tipos diferentes de plugues e oito de tomadas. “Essa diversidade toda causa uma série de situações de riscos. A incompatibilidade levava a que o consumidor adotasse uma série de opções sem qualquer segurança, como lixar o pino do plugue”.
Para ele, o mérito da padronização que está sendo adotada pelo INMETRO é exatamente o aumento da segurança. “A tomada e o plugue, como hoje são feitos, permitem o que chamamos de inserção parcial. A finalidade da padronização que vem sendo discutida desde o final da década passada objetiva a segurança”.
Nielmar de Oliveira. Novo padrão de plugues e tomadas
chega ao comércio em 2010. In: Agência Brasil. Internet: <www.inovacaotecnologica.com.br> (com adaptações).