Sobre a krigagem, no contexto de análise de dados georreferenciados, a seguinte afirmação é correta:
É uma técnica concebida para a suavização dos valores de uma ou mais variáveis em um conjunto de dados georreferenciados; baseada no LOWESS (locally weighted estimated scatterplot smoothing), a função de atenuação leva em consideração a estrutura de covariância espacial dos pontos observados.
É uma técnica de conversão entre sistemas de referência de coordenadas, concebida para permitir a incorporação de variáveis numéricas em um Sistema de Informações Geográficas - o que não é possível, por exemplo, com o sistema geodésico mundial WGS84.
É uma técnica baseada no Fuzzy c-means, concebida para detecção de agrupamentos em dados georreferenciados; o cálculo das distâncias entre os pontos observados e os centroides dos agrupamentos combina o vetor original de cada ponto com sua coordenada geográfica, explorando, dessa forma, a estrutura de covariância espacial dos dados.
É uma técnica baseada no LOWESS (locally weighted estimated scatterplot smoothing), concebida para a detecção e remoção de outliers em dados georreferenciados; o limiar para determinar se um valor é ou não um outlier é calculado levando-se em consideração a estrutura de covariância espacial dos dados.