O que é a ética profissional?
A ética profissional refere-se a princípios que regem o comportamento de um trabalhador e da sua equipe no ambiente de trabalho. São “caminhos” de como uma pessoa deve agir em relação a outras pessoas e instituições, incluindo o próprio local onde trabalha.
Todos os integrantes de determinado time vão usar dos mesmos princípios éticos profissionais, mesmo que cada um possua valores próprios. Geralmente, esses princípios são reunidos no chamado “Código de Ética Profissional”. Cada profissão tem o seu próprio Código.
Há, no entanto, princípios éticos universais que se aplicam a todas as profissões. Como a honestidade e o respeito. Quando você demonstra atitudes éticas dentro do seu ambiente de trabalho, um contrato de “confiabilidade” é criado entre você e os que o cercam, pois fica nítido o seu profissionalismo.
Alguns exemplos de atitudes éticas: Responsabilidade; Gerenciamento de tempo; Disciplina; Confiabilidade; Honestidade; Trabalho em equipe; Respeito nas relações interpessoais.
Importante ainda destacar que os códigos de ética têm como objetivo fixar a forma pela qual determinada classe deve conduzir o seu exercício profissional, estabelecendo deveres e valores. Em suma são “normas que servem como padrão de conduta “.
Além disso, servem para “nortear” a sociedade sobre o que elas devem esperar e exigir de determinada profissão. Por exemplo, um advogado não pode prejudicar seu cliente, um médico não pode debilitar a saúde de um paciente e um jornalista deve prezar pelo relato da verdade, sem mentir.
Vale ressaltar que um código profissional não é uma lista de verificação do certo ou errado, mas sim um guia para auxiliar na tomada de decisão.
Texto adaptado disponível em:
https://ead.pucgoias.edu.br/blog/etica-profissional