De acordo com a Lei Federal no 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, art. 136, é correto afirmar que Conselho Tutelar é um órgão
público, jurisdicional (que integra o poder judiciário), e encarregado de zelar pela permanência e frequência da criança e do adolescente na escola, além de poder requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação e serviço social.
oficial e policial, responsável por investigar e julgar sempre que considerar inadequadas as ações de castigo físico ou o tratamento cruel e degradante aplicado por pais ou responsáveis como forma de correção e disciplina, tendo em vista a gravidade do erro cometido pela criança ou adolescente.
que tem, entre as suas atribuições, a função de promover e incentivar, na comunidade e nos grupos profissionais, ações de divulgação e treinamento para o reconhecimento de sintomas de maus-tratos em crianças e adolescentes.
provisório e dependente, cabendo unicamente a ele o dever de velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.