A respeito da caracterização da exposição ocupacional a riscos passíveis de serem encontrados no ambiente de trabalho, é correto afirmar que
as radiações ultravioletas apresentam, para os comprimentos de onda usuais, como principal efeito nos humanos aquele derivado do calor radiante e, em exposições severas, catarata e lesões na retina.
os asfixiantes simples têm sua ação nociva de forma indireta, pois sua presença no ambiente torna-se insalubre quando desloca o oxigênio do ambiente a uma porcentagem, em volume, inferior a 16% (dezesseis por cento).
na exposição a altas temperaturas, em que o ganho de calor é maior que a quantidade perdida pelo corpo por condução-convecção, a primeira ação corretiva tomada pelo organismo é a vasoconstrição periférica, preservando o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais.
os gases irritantes sobre os pulmões, como os nitrosos, têm elevada solubilidade em água, propriedade que lhes permite, uma vez inalados, penetrar nas vias aéreas até atingir os alvéolos pulmonares, onde produzirão sua ação irritante.