Para promover o controle dos riscos ambientais identificados no ambiente de trabalho, o profissional prevencionista pode adotar diferentes estratégias.
A respeito, é correto afirmar que
a segregação de operação ou processo constitui recurso limitado ao espaço e exige reestruturação do arranjo físico, para que apenas poucos trabalhadores fiquem expostos ao agente ambiental em concentração ou intensidade prejudiciais à saúde.
impedir que o agente insalubre atinja o sistema respiratório do trabalhador é o objetivo do sistema de ventilação local insufladora, que age por diluição e, para ser eficaz, deve ser instalado próximo à fonte de geração do contaminante e ser adequadamente dimensionado.
se deve considerar que a barreira protetora contra as radiações ionizantes age refletindo as ondas, que têm assim sua capacidade de ionização dos tecidos reduzida, mas não anulada, fazendo com que o operador não possa prescindir da proteção individual.
no sistema de ventilação local exaustora, a tomada de ar deve estar tão acercada quanto possível da fonte, pois sabe-se que para uma boca cilíndrica, a uma distância dela igual ao seu diâmetro, a velocidade do ar ingressante é de apenas 7% (sete por cento) da velocidade na boca.