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As cidades foram criadas para a segurança de seus habitantes. Foram elas que propiciaram, segundo autores clássicos e contemporâneos, o desenvolvimento da cidadania, da racionalidade econômica, de um sistema de leis válidas para todos e de novas formas de associação entre indivíduos, fora dos laços de parentesco e de servidão. Desde o clássico de Weber (1958) até as obras mais recentes de Godbout (1997) e Jacobs (1993), a liberdade é apresentada como uma conquista urbana. Essas novas formas de liberdade foram saudadas porque dissolviam laços de domínio dos poderes familiares e feudais que impediam o aparecimento de um poder público voltado para o povo (Habermas, 1994). Mas, simultaneamente, por atraírem pessoas vindas de diferentes lugares, com diferentes culturas, religiões, compromissos políticos e identificações, que apenas se esbarrariam nos novos espaços, as cidades teriam, então, comprometido o estabelecimento de relações duradouras entre seus habitantes.
Alba Zaluar. A abordagem ecológica e os paradoxos da cidade. Revista de Antropologia, São Paulo: USP, 2010, v. 53, n.º 2, p. 613 (com adaptações).
Em relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue o item que se segue.
Infere-se da leitura do texto que as cidades propiciaram, além do fortalecimento dos laços de parentesco entre os indivíduos, o desenvolvimento da cidadania, da racionalidade econômica, de um sistema de leis válidas para todos e de novas formas de associação pessoal.