O texto jornalístico para a televisão apresenta características que o diferenciam do texto que é próprio para veículos impressos. Que características são essas?
Na televisão, as frases devem ser curtas, mas não telegráficas. É recomendada a repetição das palavras, desde que na medida certa, para facilitar a compreensão de quem ouve. O cuidado com as rimas e cacofonias é redobrado. Os artigos definidos não devem ser suprimidos.
Na televisão, o texto deve iniciar com um lide e ter seqüência lógica, em ordem direta. As frases longas são mais indicadas, pois garantem ritmo. O uso de adjetivos adiciona impacto e qualidade à informação. Os artigos definidos devem ser suprimidos, porque são desnecessários para o entendimento do texto.
Na televisão, o texto deve ser claro, simples e objetivo. As frases longas são mais indicadas, pois garantem ritmo. O uso de adjetivos adiciona impacto e qualidade à informação. Os artigos definidos e indefinidos devem ser suprimidos sempre que não tiverem função na frase.
Na televisão, a pontuação merece atenção especial, porque pode facilitar a entonação da voz e a respiração do locutor. Uma pontuação bem colocada permite as construção do texto com orações subordinadas, que são as preferidas, porque dinamizam a leitura e mantêm o interesse do ouvinte.