Enunciados de questões e informações de concursos
Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados. Compreender os tipos de avaliações e os usos de seus resultados é essencial para uma análise do aprendizado dos alunos, suas dificuldades e evolução. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 quanto à utilização desses tipos de avaliação.
Coluna 1
1. Diagnóstica.
2. Formativa.
3. Somativa.
Coluna 2
( ) O objetivo dessa avaliação é informar e verificar o aprendizado dos alunos, da turma e da escola como um todo ao final de um processo de aprendizagem. Ela visa oferecer um parecer sobre as habilidades e aprendizados desenvolvidos.
( ) Deve ser realizada sempre no início de um processo para obter os dados e informações necessários na construção do planejamento de ensino. Já sua aplicação ao longo do ano tem como principal objetivo ser uma forma de monitoramento de aprendizagem.
( ) Se relaciona de certa forma com a avaliação diagnóstica, já que ambas visam à promoção da aprendizagem. Este tipo de avaliação pode ser feito de maneira informal, durante as aulas, por meio de debates e questionamentos aos alunos durante as explicações, a fim de entender se a forma que o conteúdo está sendo aplicado está sendo absorvido pelos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: