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Prefeitura Municipal de Guaruva
Questão 1 de 1
Matéria: Fonoaudiologia
Assunto: Sem classificação

A Linguagem Escrita é estudada a partir de teorias que envolvem perspectivas comportamentais, construtivistas, sociointeracionistas e neurocognitivas, e o profissional fonoaudiólogo que atua nessa área precisa conhecer os pressupostos teóricos, a fim de identificar qual é a estratégia terapêutica mais indicada para cada caso.

 

Acerca dessa observação, analise as alternativas para definir se as informações são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

 

(  ) Na abordagem construtivista na alfabetização, um dos níveis de escrita é caracterizado como silábico-alfabético, no qual a criança já escreve algumas sílabas de forma completa, enquanto outras ainda são representadas por uma vogal ou uma consoante (Exemplo: CEBOLA \to CEBLA”).


(  ) No estágio logográfico da leitura, o reconhecimento da palavra impressa está vinculado a determinadas propriedades da palavra, como a forma, a cor e o contexto; além disso, as letras não precisam estar ordenadas da forma sequencial correta para que a criança consiga identificar a palavra.


(  ) Embora não seja consenso na literatura, o termo decodificação refere-se ao ato de identificar a palavra impressa e o termo leitura significa o ato de compreender o conteúdo impresso que foi decodificado.


(  ) Quando uma criança conhece o alfabeto, mas está com dificuldades para entender a relação entre o som e a respectiva letra e vice-versa, o(a) fonoaudiólogo(a) deve priorizar as estratégias visuais para facilitar a memorização da letra.


(  ) A compreensão textual é um processo que está vinculado a alguns comportamentos e/ou condições, tais como: familiaridade com os conteúdos do material escrito, concentração, memória e motivação.




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