Enunciados de questões e informações de concursos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Questão 1 de 1
Assunto: Liderança

O exercício de liderança contribui de forma decisiva para o pleno aproveitamento da capacidade de trabalho e da criatividade das pessoas, visando alcançar os objetivos organizacionais. Conforme Ribeiro (2006), uma das formas de conhecer o tipo e os estilos de liderança é observar como o líder ou gerente atua junto aos seus subordinados. O autor apresenta os seguintes tipos de liderança: coercitiva, controladora, orientadora, integradora e situacional.

 

RIBEIRO, Antônio de Lima. Teorias da administração. São Paulo: Saraiva, 2006.

 

Considerando os estilos de liderança apresentados por Ribeiro (2006), marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas.

 

(   ) No exercício de uma liderança do estilo coercitiva, o subordinado é considerado uma engrenagem e não pode opinar, tendendo apresentar baixo nível de produtividade.

 

(   ) No exercício de uma liderança do estilo controladora, predomina o poder descentralizador. Nele, o colaborador cumpre mecanicamente as funções que lhes são atribuídas.

 

(     ) No exercício de uma liderança do estilo orientadora, o líder tende incentivar a cooperação, permitindo-se a livre integração entre os subordinados.

 

(     ) No exercício de uma liderança do estilo integradora, o indivíduo é visto pelo seu líder como capaz de contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, independentemente da sua posição na estrutura organizacional, estimula-se o feedback e a compatibilização dos objetivos individuais e organizacionais.

 

(     ) No exercício de uma liderança do estilo situacional, leva-se em consideração que cada indivíduo tem seu tempo próprio no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.


Outras questões do mesmo concurso: IF SC / Adm (IF SC) / 2015


Questões comentadas
Questões sem comentário
1ª Parte - Prova Objetiva - Conhecimentos Gerais

2ª Parte - Prova Objetiva - Conhecimentos Específicos

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.