Enunciados de questões e informações de concursos
30/03/2010 – 19h39 SÃO PAULO (Reuters) – A Ecorodovias, concessionária de estradas, precificou a ação em sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) a 9,50 reais. O giro financeiro da operação totaliza 1,37 bilhão de reais, incluindo as novas ações e aquelas que estão sendo vendidas por sócios.
Os coordenadores da operação estimavam preço por ação entre 9 e 12 reais. Ainda que o valor tenha ficado perto do piso da faixa projetada, trata-se do primeiro IPO do Brasil em 2010 em que a oferta é colocada dentro do intervalo sugerido no prospecto preliminar.
Os quatro IPOs anteriores neste ano – Aliansce, Multiplus, BR Properties e OSX – saíram com preço por ação inferior ao originalmente projetado.
A oferta primária da Ecorodovias, cujos recursos irão para o caixa da companhia, envolve 92 milhões de novas ações, representando 874 milhões de reais, de acordo com informações disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta terça-feira.
(extraído do Portal UOL, acesso em 31.03.2010, às 2h) http://economia.uol.com.br/ultimasnoticias/reuters/2010/03/30/ecorodovias-faz-1o-ipo-no-ano-dentro-de-faixaestimada. jhtm)
Considerando as características do mercado primário e o caso descrito no texto acima, assinale a opção correta: