Enunciados de questões e informações de concursos

Banco do Estado do Pará
Questão 1 de 1

Estudo avalia eficácia de vacina contra raiva

 

     Imagine a cena. Uma casa pequena e simples no interior do Estado do Pará. Noite de imensa escuridão, apenas a lua traz um cantinho de luz. De repente, algo que parece uma ave negra invade a casa por uma fresta na parede de madeira e morde a criança que dormia na rede. Todos se espantam, mas logo volta tudo ao normal. Não há nada demais, afinal, é só mais uma mordida de morcego.

     Infelizmente, a cena acima não faz parte de nenhum filme ou livro. Mas integra, efetivamente, a realidade dos habitantes de alguns municípios paraenses, como Augusto Corrêa, onde o Projeto de Pesquisa "Persistência de Anticorpos Neutralizantes contra o Vírus Rábico após Vacinação Pré e Pós-Exposição e Doses de Reforço em População de Área Rural Exposta à Agressão por Morcegos Hematófagos no Brasil" desenvolve suas atividades.

     Apesar do nome extenso e complexo, o Projeto possui um propósito muito claro: descobrir durante quanto tempo, após a vacinação, uma população continua protegida contra o vírus da raiva, incluindo, aqui, tanto os que foram agredidos por morcegos, quanto os que não foram. Segundo a professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará e coordenadora do Projeto, Rita Catarina Medeiros Souza, a ideia nasceu após um surto da doença provocada por morcegos hematófagos nos anos de 2004 e 2005, em cidades como Portel, Viseu e Augusto Corrêa. Na ocasião, 36 pessoas faleceram e outras milhares receberam a vacina.

     O Projeto surge, portanto, para monitorar, durante cinco anos, o nível de proteção das pessoas vacinadas. E, após a análise dos dados coletados, propor formas e períodos de revacinação adequados, já que a revacinação constante não é recomendada por aumentar os riscos de efeitos colaterais.

 

“Fresta” (linha 03) em relação ao vocábulo “festa”, observando-se rigorosamente a grafia e o sentido, é considerado caso de palavra:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.