Enunciados de questões e informações de concursos
As mariposas B. betularia da raça pálida se camuflavam nos troncos de árvores cobertas de liquens. Por causa da poluição do ar, os liquens desapareceram e as mariposas se tornaram uma presa fácil para os pássaros. Apareceu uma nova raça pigmentada carbonária, capaz de se camuflar com mais eficiência nos troncos de árvores nus, e protegida dos predadores chegou a dominar 90% da população. Com a redução da poluição do ar, a raça pálida voltou a dominar a população. Ao longo das últimas décadas, diferentes estudos evidenciaram que esse modelo pode estar equivocado. Essas evidências, entre outras, são:
I - a alteração da cor da pelagem ou plumagem, o melanismo pode proteger contra a predação, mas não pode ser relacionado exclusivamente a ela, já que também contribui para a absorção de luz solar e a regulação da temperatura corpórea.
II - as raças pigmentadas Insulária e Carbonária não são frutos de mutações recentes e já haviam sido descritas em florestas da Inglaterra e da América do Norte, e teriam sido importadas para a população.
III - as copas das árvores, em geral, oferecem muito mais refúgios e proteção para as mariposas, e vários pesquisadores defendem que B. betularia, principalmente durante o dia, nem mesmo pousam nos troncos das árvores.
É(São) evidência(s) do equívoco do modelo