Enunciados de questões e informações de concursos
Os micro-organismos constituem, sem dúvida, a base de sustentação da vida em nosso planeta. A elevada concentração de nutrientes básicos nos procariotos, por si só, seria um forte indício da importância de sua participação em todos os ciclos biogeoquímicos globais. Somam-se a isto evidências de reações metabólicas exóticas, realizadas apenas por microorganismos, tais como o uso de óxidos de metais pesados, a oxidação de amônia e do metano em ambientes sem oxigênio.
O esquema ao lado aponta para a produção de Dimetil-Sulfeto (DMS) nos oceanos. Fitoplânctons como a Emiliana huxleyi que contêm DMSP, precursor do DMS, estão entre os produtores de DMS. O DMS, que é volátil, atua como condensador de nuvens sobre o oceano, o que significa maior reflexão dos raios solares.
Diversas espécies de protistas consomem a E. huxleyi, aumentando a liberação de DMS; porém, esses mesmos protistas têm seu ataque inibido pelo excesso de DMSP.
A Música do Microcosmo. Revista CH, 45(265): 40-45.
(Texto e esquema adaptados)
Sobre o esquema representativo da produção de DMS, foram feitas as afirmativas a seguir.
I - O consumo de Emiliana huxleyi ocorre por ação de protistas, que preferem células de fitoplâncton com baixo teor de DMSP.
II - O favorecimento da proliferação de E. huxleyi, rica em DMSP, aumenta a liberação desse composto na água atingindo o ataque dos protistas.
III - A comunidade bacteriana é capaz de metabolizar o DMSP dissolvido, indicando que a produção de DMS é potencialmente regulada por processos microbianos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)