Enunciados de questões e informações de concursos
TEXTO 1
A praga das mensagens indesejadas
Quem quer que utilize o correio eletrônico ou navegue na Internet sabe o quanto é irritante o recebimento de mensagens não solicitadas, geralmente de caráter comercial, às vezes infestadas por programas maliciosos, destinados à apropriação de dados para fins fraudulentos. Pois agora essa praga se espalha pelos telefones celulares. Spam, como é conhecida mundialmente essa prática, provém do termo inglês span, que, na sua forma verbal, tem o significado de ‘estender ao redor, propagar’. Os internautas atribuem à expressão o sentido da emissão de mensagens comerciais em profusão, seja pelo correio eletrônico (e-mail), seja pelos programas de comunicação instantânea, ou pela abertura automática de janelas nas páginas da teia de navegação web, nos canais de conversação (chats) e nos celulares, por meio de mensagens de texto (sms).
Nos Estados Unidos, essa última modalidade de spam, as mensagens indesejadas de texto para celulares, começa a causar maior preocupação, pois, ao incoveniente da perda de tempo com a abertura e a exclusão, soma-se o prejuízo financeiro, já que algumas operadoras cobram por sms recebido. O problema é que esse meio passou a ser maciçamente usado para propaganda. Dentre os danos causados pelo recebimento maciço de mensagens indesejadas pelo ceclular contam-se, ainda, o ruído decorrente de repetidos alarmes sonoros e o preenchimento do espaço de armazenamento de dados no aparelho, causando, se atingido o limite máximo, o travamento de funções. É inegável, portanto, que essa prática dos emitentes de mensagens comerciais causa prejuízos aos destinatários e se reveste, pelo menos, de imprudência. (...)
Mas o usuário do celular tem ao seu dispor o poder de acionar a Justiça para cobrar do emitente da mensagem e da empresa de telefonia, em caso de recusa em bloquear o envio de mensagens comerciais não solicitadas, a reparação de danos materiais e morais, estes pelo sofrimento acarretado pelo recebimento de spam. (...) Além disso, a Polícia Federal tem instaurado diversos inquéritos para apurar a invasão de computadores para obtenção de senhas e dados dos usuários com o intuito de realizar saques em contas bancárias ou a utilização de cartões de créditos clonados.
Já são dezenas de processos penais em curso, com acusados presos, mas a prática continua se alastrando. O internauta pode colaborar na repressão desses crimes, comunicando à autoridade policial o recebimento de mensagens suspeitas. O endereço eletrônico disponível para informação dessa natureza é o da Divisão de Comunicação Social do DPF: dcs@dpf.gov.br
Lázaro Guimarães. Diário de Pernambuco, 25 de maio de 2008, p. A15. Adaptado.
TEXTO 2
Como não se tornar um spammer
Muitas pessoas, mesmo sem perceber, em algum momento já enviaram uma corrente da sorte, uma lenda urbana ou algo parecido. Para não se tornar um spammer, mesmo entre amigos, é importante respeitar algumas dicas, como seguir as normas da etiqueta Netiqueta; procurar informações a respeito dos diversos e-mails que você receber, para não correr o risco de reiniciar a propagação de lendas urbanas ou boatos; antes de enviar um e-mail, refletir se seu conteúdo será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetêlo; não usar listas de mala direta ou particulares de amigos de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais e procurar refletir antes de repassar e-mails suspeitos, tais como: boatos, lendas urbanas e, até mesmo, golpes. A regra geral é: na dúvida, não envie.
Disponível em: http://www.antispam.br. Acesso em 30-05-2008. Adaptado.
As informações dos Textos 1 e 2 nos ajudam a inferir que ‘spammer’ significa: