Enunciados de questões e informações de concursos
Em relação à displasia do ventrículo direito (VD), hoje denominada de cardiomiopatia arritmogênica do VD, analise as afirmativas abaixo.
I. É uma doença que leva a substituição das fibras musculares por uma infiltração de tecido fibroso ou fibroadiposo com uma distribuição em forma de "retalhos", afetando o VD e, menos comumente, o ventrículo esquerdo, entretanto, estudos atuais demonstram que o envolvimento do VE é frequente (76% casos), de tal forma que esta doença não mais deva ser considerada como uma doença isolada do VD.
II. Embora o envolvimento de toda a espessura da parede miocárdica seja mais específico desta patologia, estas alterações podem ser focais e são mais frequentemente observadas nas camadas subepicárdicas.
III. Outras alterações patológicas observadas são a degeneração miocárdica, a hipertrofia de miócitos e anormalidades mitocondriais.
IV. Estas alterações patológicas determinam alterações estruturais no miocárdio como o aumento do VD e anormalidades de movimento que podem ser identificadas no ECO e na ressonância nuclear magnética (RNM).
Assinale a alternativa correta.