Enunciados de questões e informações de concursos
Em relação ao estudo DAVID II (Dual Chamber and VVI Implantable Defibrillator), apresentado pelo Prof. Bruce L. Wilkoff, do grupo de investigadores da Universidade de Washington-Seattle, analise as afirmativas abaixo:
I. O estudo DAVID II recrutou os 600 pacientes que preencheram os critérios do prévio estudo DAVID e tiveram implantado um CDI de dupla câmara, sendo randomizados para estimulação atrial de 70 bpm (AAI-70) ou estimulação de demanda no VD a 40 bpm (VVI-40).
II. A maioria dos pacientes era do sexo masculino (85%) e tinha DAC (94%), com média de idade de 63 + 11 anos, com FEVE média de 26,5%. No início do estudo a maioria dos pacientes estava em CF I-II (90%). Ambos os grupos tinham tratamento otimizado da ICC.
III. Os objetivos finais foram: incidência de morte ou hospitalização por ICC, bem como eventos arrítmicos. Ao final do seguimento, não houve diferença entre os grupos, de acordo com o modo de estimulação, quanto aos desfechos de morte ou hospitalização por ICC.
IV. Também não houve diferença na ocorrência de fibrilação atrial ou de choques apropriados. Outros resultados finais ainda são aguardados.
Assinale a alternativa correta.