Enunciados de questões e informações de concursos
Considere o Estudo CARISMA (Cardiac Arrhythmias and Risk Stratification in Patients with Low Ejection Fraction after Acute Myocardial Infaction), estudo multicêntrico europeu complexo, que tinha como objetivo principal documentar a incidência de arritmias cardíacas por meio do implante de um monitor de eventos (loop recorder) em pacientes após IAM (5 a 21 dias), com FEVE<40% e não candidatos à cirurgia de RM.
Analise as afirmativas abaixo sobre o estudo.
I. O objetivo secundário foi avaliar o valor do estudo eletrofisiológico e dos testes não invasivos realizados após seis semanas do IAM a predizer o risco de arritmias fatais.
II. Após seis semanas foram realizados o estudo eletrofisiológico, bem como os testes não invasivos (Holter, TE, micro alternância de T, ECGAR e ECG basal para análise da dispersão do QT), sendo seguidos por 1,9 anos em média.
III. 183 pacientes (62%) tiveram alguma arritmia documentada, sendo 89% delas assintomáticas. A mais comum de todas foi a fibrilação atrial (32%, ou seja, um de cada três pacientes), seguida da TVNS (13%).
IV. Quanto ao valor preditivo dos exames invasivos e não invasivos três deles alcançaram significância estatística para predizer eventos (variabilidade RR, duração QRS ao ECGAR e inducibilidade ao EEF), todos com valor preditivo negativo (VPN) em torno de 95%.
Assinale a alternativa correta.