Enunciados de questões e informações de concursos
Crônica de minuto para quem está com fome
Quinta-feira, meio-dia. Recorro ao self-service da padaria. Sem muita vocação para ir além dos pães e doces, o lugar é bom de atendimento e a gente(III) releva.(V) Por isso, obedeço à mensagem do saquinho do pão e volto sempre.(I)
Pinço meia dúzia de batatas no buffet e uma policial – farda impecável e brincos miúdos – encosta no balcão. Chama o rapaz da balança no canto. Quer ter um particular com ele.
Fala-lhe baixo, ao pé do ouvido.
É feio prestar atenção na conversa dos outros – faço, então, a primeira coisa feia do dia (o brigadeiro no café da manhã, escondido das crianças, não conta: é a TPM). A policial quer saber se pode pagar a quentinha depois. Pediu fiado. E seu olhar envergonhado denunciou: nenhum treinamento da corporação foi capaz de prepará-la para a situação.
Policial não é anjo da guarda,(IV) que vive de energia cósmica; carece de arroz com feijão para trabalhar na cidade.
Mas nem sempre o vale-refeição dura até o fim do mês. A minha vontade de pagar-lhe(II) o almoço só não foi maior do que o medo de ela chiar.
Se todo comerciante avisa aos seus clientes que “fiado só amanhã”, a quinta-feira virou sexta.
Silmara Franco. http://fiodameada.wordpress.com/2011/04/29/
cronica-deminuto- para-quem-esta-com-fome/ (com adaptações)
Acerca dos elementos gramaticais e linguísticos do texto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Na linha, o sinal indicativo de crase poderia ser retirado do vocábulo “à” sem causar prejuízo à regência da forma verbal “obedeço”.
II – O pronome “lhe” poderia ser substituído por a ela, sem acarretar prejuízo sintático ou semântico ao texto.
III – Caso a expressão “a gente” fosse substituída por agente, o sentido do texto seria preservado, já que são termos homônimos.
IV – Na frase “Policial não é anjo da guarda”, “anjo” é predicativo do sujeito e “da guarda” é objeto indireto.
V – O período “o lugar é bom de atendimento e a gente releva” é composto por coordenação.
Estão certos apenas os itens