Enunciados de questões e informações de concursos
De acordo com o texto, analise e responda a questão.
TEXTO 1
A Importância da Língua Portuguesa para o Mercado de Trabalho
A importância de se aprender as regras gramaticais para se escrever textos melhores aumenta cada vez mais na rotina profissional e principalmente no convívio com outras pessoas, pois o saber, o dominar a Língua Portuguesa não se restringe apenas ao escrever bem: é necessário para a interpretação, para a linguística, para demonstrar o que se quer dizer.
Ao apresentar o correto uso da língua e todas as suas normas e regras, pode fazer com que as pessoas se enfatizem em tudo e com todos com quem se relacione.
A linguagem altera a forma como se expressa, como capta e envia mensagens. Isso demonstra a relevância da correta interpretação do que o outro quis dizer, e, desde que escreva, fale bem, a interpretação flui de forma proporcional à linguagem correta.
Assim, a Língua Portuguesa é de extrema relevância na vida dos brasileiros, como os outros idiomas do mundo são importantes para os povos.
É necessário o uso correto do Português para exercer quase todas as funções e tarefas que executamos em nosso cotidiano, sendo a leitura e a escrita essenciais para todas as pessoas.
O profissional que sabe se comunicar possui um diferencial a seu favor. Dominando bem a norma culta da língua; e sendo apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, distingue-se da maioria que comete erros banais ou até os mais grosseiros.
Devido às diversas exigências do mercado de trabalho ser uma apreensão para os desempregados, a necessidade de dominar a língua e utilizá-la de forma correta tornou-se crucial para manter-se empregado; e para os que buscam o trabalho, tornou-se mais que importante; necessária.
No mundo corporativo, uma boa comunicação é, sem dúvida, a alma do negócio. Para além do telefone, da carta, ou até pessoalmente, hoje em dia, os executivos utilizam, principalmente, o e-mail. Em qualquer uma destas formas de comunicação, há que conhecer o bom e correto funcionamento da Língua. Inclusive, o domínio da mesma é ainda mais valorizado em algumas profissões, ou seja, falar e escrever bem é já uma condição de empregabilidade. Mais do que dominar um segundo idioma, é crucial dominar a própria língua, neste caso, o Português. Falar e expressar-se corretamente é uma vantagem tanto para qualquer profissional como para a própria empresa, porque um é o reflexo do outro. Um documento sem erros e de fácil compreensão, enviado de uma empresa para outra, transmite desde logo uma imagem séria da organização em questão.
(Heloísa Natalino Valverde Castilho, advogada, in Revista Jus Navigandi, 2018)
NÃO condiz com a visão da autora sobre a aplicabilidade dos conhecimentos linguísticos apenas: