Enunciados de questões e informações de concursos
Famílias e escolas deveriam educar os alunos para lidar com perdas. Afinal, morrem não só pessoas, mas também sonhos, projetos, possibilidades. A mídia deveria dar destaque a pessoas altruístas. Contudo, como esperar que se enfatize a solidariedade em um mundo regido pela competitividade? Como falar de modéstia em tempos de exibicionismo? Como valorizar a partilha, se tudo gira em torno da lógica da acumulação?
As drogas não se transformaram na peste do século só por culpa do narcotráfico. Elas são uma quimérica tábua de salvação nessa sociedade que relativiza todos os valores e carnavaliza até a tragédia humana. Não se culpe, indagando onde você errou, como professor ou pai. Pergunte-se pelos valores da sociedade em que vive. E o que faz para mudá-los.
Frei Betto. Educação e fascínio da fama. In: Correio Braziliense, 21/8/2003, p. 19 (com adaptações).
Na atualidade, a dramaticidade da questão das drogas ilícitas decorre do enfraquecimento das políticas internacionais de combate ao narcotráfico, principalmente após a legalização do consumo de drogas pelo conjunto dos países-membros da União Européia.