Enunciados de questões e informações de concursos
Ano internacional da água: alerta para crise sem precedentes
O Programa Mundial para a Avaliação dos Recursos de Água Doce, uma colaboração entre 23 agências das Nações Unidas, apresentou seu Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água durante o 3.º Fórum Mundial da Água, realizado em Kyoto, Japão.
O informe mundial sobre a água adverte os governos sobre a “inércia política”, que só agrava a situação, marcada pela permanente redução dos mananciais do planeta, pelo alto grau de poluição e pelo aquecimento global. De acordo com o documento, o agravamento da escassez de água dificultará o combate à fome no mundo, comprometendo a meta mundial de erradicar a fome até 2050. Atualmente, 25 mil pessoas morrem de fome a cada dia e outras 815 milhões sofrem de desnutrição. Com o agravamento da falta de água, esses números tendem a piorar.
O alerta de que o mundo enfrenta uma crise sem precedentes no abastecimento de água, feito pela ONU, está contido no estudo coordenado pela UNESCO e apresenta dois cenários sobre escassez. No primeiro, são 2 bilhões de pessoas sem água em 48 países. No segundo, mais pessimista, são 7 bilhões em 60 nações. Em 2050, a população mundial estimada será de 9,3 bilhões de pessoas.
Notícias UNESCO, 2003, p. 6-7 (com adaptações).
Julgue o item a seguir, relativo a aspectos da língua portuguesa e à temática do texto.
No Brasil, diferentemente da tendência mundial, graças à ação política do governo e à consciência da sociedade brasileira, amplia-se sensivelmente a preservação dos mananciais de água.