Enunciados de questões e informações de concursos
Poucas tendências em tecnologia da informação foram tão divulgadas quanto o comércio eletrônico. A valorização das ações das empresas que já trabalham com e-commerce chega a desafiar os fundamentos básicos do mundo dos negócios. Exemplo típico é o caso da Amazon.com. No entanto, há vários mitos que permanecem quando se trata de indústria de informação.
Montar um Web site é fácil, mesmo com as transações de e-commerce. Mas, considerando os termos eficiente e bem-sucedido, torna-se muito mais difícil. Um Web site é como um iceberg. O que se vê parece pequeno e simples, mas por baixo há questões de integração com talvez 40 ou 50 bancos de dados. Portanto, construir uma infra- estrutura Web pode apresentar riscos bastante sérios para as companhias mais antigas.
O comércio eletrônico não se resume a colocar um site na Internet, mas o custo maior dessa operação está na logística. Uma vez colocado no ar, um cliente insatisfeito com o serviço pode fazer com que dez outras pessoas fiquem com o pé atrás antes mesmo de experimentá-lo.
Para muitas empresas, as questões de negócios envolvidas no e-commerce são assustadoras. Mudanças nos processos empresariais, relacionamentos com clientes e fornecedores, acesso a dados, propriedade dos dados, estratégia de distribuição e táticas de marketing estão por trás da maior parte dos esforços de comércio via Web.
Kellen Cristina Bogo. Mitos da indústria de informação.
Internet: <http://www.google.com.br>. Acesso em 3/4/2003 (com adaptações).
Com relação ao texto acima e às idéias nele contidas, julgue o item que se segue.
No período “O comércio eletrônico não se resume a colocar um site na Internet, mas o custo maior dessa operação está na logística”, há apenas duas orações ligadas pelo processo de coordenação.