Enunciados de questões e informações de concursos

Leia o texto a seguir:

 

Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail  a Lucas:


“LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!”


Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail  da seguinte forma:


“Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”.


Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo:


Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia!


Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem?


Lucas: Mais ou menos, Marta.


Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado.


Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta?


Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema.


Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro.


Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira.


Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja?


O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”.


Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.