Enunciados de questões e informações de concursos

Texto para a questão.

A estética da concentração de capital contamina a cidade. Os outdoors não se limitam ao tamanho das antigas estruturas de madeira – que já eram grandes o bastante. Agora, erguem-se em mastros descomunais – igualmente permitidos pela prefeitura –, acima de nossa cabeça. Berram: “Não nos esqueçam! Somos uma marca de sucesso: conseguimos nos exibir aqui, mais alto do que as outras. Exibimos o dinheiro que comprou este espaço de destaque na cidade.” As marcas já não vendem seus produtos – vendem a imagem do dinheiro associada a elas.

Nessa horrível paisagem urbana, as coisas pequenas também lutam para não desaparecer. Debaixo das torres opressivas e dos mastros dos outdoors, na vida aqui da calçada, cada lojinha, cada pequeno comércio, tem de se revestir, se não do dinheiro (que não está sobrando), pelo menos da aparência do dinheiro. Restam os pedestres, em sua humilde visibilidade, para nos lembrar de que as cidades foram feitas para as pessoas.


(Kehl, Maria Rita. 18 crônicas e mais algumas. São Paulo: Boitempo, 2011, p.78-80, Adaptado).


Com base nas ideias desenvolvidas no texto, verifica-se que a autora do texto



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.