Enunciados de questões e informações de concursos

Mitos e sinais das unhas

A unha, objeto de numerosas crenças, torna-se uma fonte de informações médicas e médico-legais

 

Em meio a um deserto de areia e rochas, foram descobertas em 1964 no Egito as tumbas de dois irmãos que viveram na V dinastia do antigo Império, em 2.400 a.C. Segundo as inscrições nas paredes, ambos eram encarregados das manicures do faraó. A descoberta comprova como, desde a mais remota Antigüidade, as unhas têm sido objeto de cuidados especiais. Presentes em rituais e diversas crenças ancestrais, as unhas também foram utilizadas em poções de amor ou receitas miraculosas, capazes de livrar os doentes de seus tormentos. As fórmulas à base de unhas não constituem uma terapia comprovada. Na medicina atual, no entanto, médicos e legistas continuam recorrendo às unhas, em busca de sinais do corpo.

 

Do exame das unhas e de suas lesões, os médicos extraem algumas informações confiáveis. Por exemplo, contrariando uma idéia disseminada, as manchas brancas não estão vinculadas à falta de cálcio, mas, às vezes, a uma carência de zinco. As manchas amarelas são freqüentes nas pessoas que fumam muito, mas também naquelas que seguem um longo tratamento antibiótico com ciclinas. Algumas unhas apresentam faixas negras como códigos de barras, que surgem em decorrência, por exemplo, de disfunções hormonais, da ingestão de certos medicamentos ou da presença de tumores da matriz ungueal. Também a forma e a textura das unhas fornecem indicações. Unhas convexas e sem brilho encontram -se às vezes em pessoas acometidas por uma doença cardíaca ou pulmonar crônica grave.

 

O estudo das unhas é ainda uma fonte de informações em medicina legal e, mais especificamente, criminal. Vestígios de sangue ou terra sob as unhas constituem indícios, da mesma forma que os arranhões que elas podem deixar. E a análise toxicológica das unhas pode revelar os sinais produzidos pelo envenenamento por arsênico: faixas brancas transversais em todas as unhas.

 

Essa área do conhecimento, a onicologia (ciência das unhas), é rica em promessas. Os resultados poderão ser empregados na luta contra o doping, em que o exame das unhas fornece informações importantes. Alguns métodos foram testados no mundo dos esportes e também na busca por sinais de heroína ou de cânabis em toxicômanos.

 

(Adaptado de: Scientific American Brasil, ano 2, n. 17, out. 2003, p. 34–37.)

 

Considere as afirmativas a seguir:

 

1. Sangue ou terra sob as unhas podem causar doenças graves.

2. Determinadas doenças e a ingestão de alguns remédios podem ser causas de sinais característicos nas unhas.

3. Disfunções hormonais são uma causa possível para o surgimento de sinais característicos nas unhas.

4. A luta contra o doping é o principal objetivo da onicologia e seu emprego mais eficiente.

 

Correspondem a informações dadas pelo texto:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.